Esse espetáculo que se originou quando dois dos artistas brasileiros mais queridos pelas crianças decidiram se juntar, foi assim que nasceu o “Siricutico”, projeto dos cancionistas e brincantes Paulo Tatit (Palavra Cantada) e Filipe Edmo (Trupe Trupé). A partir da parceria musical da dupla e de oficinas de música e brincadeiras que os artistas ministram para educadores, surgiu a ideia de levar esse conteúdo pra mais e mais pessoas. Em pouco mais de um ano, isolados por uma pandemia, Paulo e Filipe compuseram juntos mais de 30 canções e, inquietos e criativos como são, pensaram uma forma de levar essa parceria ao público. O resultado só pode ser uma mistura de artes cênicas, música ao vivo, palhaçaria e muita interatividade
Então em 2020 eles foram contemplados, através da lei federal de incentivo à cultura, pelo programa Petrobras Cultural, com o projeto “Siricutico – Corpo e Movimento”. Em 2024 o Siricutico foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, possibilitando levar o espetáculo e oficinas para mais 6 cidades, dessa vez todas no estado de São Paulo. Com uma mistura de artes cênicas, música ao vivo, palhaçaria e interatividade através de brincadeiras simultâneas com o público.
O espetáculo já conta com um álbum musical gravado que você pode conferir no spotify e youtube, 15 videoclipes de brincadeiras, além de circulação com o espetáculo e oficinas por diversas cidades brasileiras. Mas para por aí? Claro que não! A dupla já planeja mais canções, espetáculos e outros projetos!
O espetáculo Siricutico – Aventuras da Menina Flor e a Boneca Açucena narra a história de Flor, uma menina que brincava dentro de casa, até que sua boneca, Açucena, ganha vida e a convida para explorar o mundo lá fora. Com uma banda de cinco músicos e cantores, o espetáculo une música e brincadeira, criando uma experiência mágica e educativa que agrada crianças e famílias, celebrando a cultura brasileira.
Por meio dessas duas personagens, Flor e Açucena e com uma banda composta por cinco músicos e cantores, o universo da música unido ao brincar eleva a atmosfera teatral a um encontro mágico que agrada não somente as crianças como também toda a família.
Este projeto é uma celebração da cultura brasileira, com canções exclusivas, o espetáculo estimula a criação de novas brincadeiras ao mesmo tempo em que resgata o valor do brincar. As brincadeiras de roda, tradicionais ou não, e as brincadeiras de mãos, pés, corpo e dança que serviram de base para a criação do espetáculo e estão presentes na apresentação estimulando o público a interagir e cantar, dançar e brincar junto.
Arquiteto por formação e músico autodidata, Paulo Tatit é compositor de mais de 300 canções infantis, músico, cantor e sócio da Palavra Cantada, um dos maiores projetos de música infantil do Brasil.
Participou como principal arranjador do Grupo Rumo, destaque da vanguarda musical paulistana na década de 1980, trabalhou como músico e parceiro do compositor Arnaldo Antunes, nos anos 1990, e também é coautor de vários livros infantis baseados em canções da Palavra Cantada, além de ministrar cursos de criação de canções.
Filipe Edmo é ator, músico, compositor, dançarino, diretor e pesquisador da cultura brasileira. Além da Fervo Produções, produtora da qual é fundador, dirige e atua na Trupe Trupé, grupo de música infantil a qual se dedica a desde 2012.
Como compositor, já teve suas canções nas vozes de Ney Matogrosso, Zeca Baleiro, Palavra Cantada, Filipe Catto, Tião Carvalho, entre outros. Como educador Filipe ministrou aulas e oficinas para educadores em diversas instituições como faculdades, escolas públicas e particulares, unidades do SESC e diversas instituições culturais além de ter atuado com crianças em escolas e instituições sociais ministrando aulas de música, dança e teatro.